BANCO MONTEPIO

2021

2021. Recentrar no Propósito e Perseverar. Com quase dois séculos de história, o BANCO MONTEPIO - a Marca bancária mais antiga em Portugal – inspirado pela sua origem mutualista e comprometido com a sustentabilidade e responsabilidade social, está mais perto, eleva o espírito solidário, os valores de entreajuda, do respeito e da inclusão – que não se apagaram na adversidade. E continua a inovar com significado, mantendo viva a tradição. Em 2021, como há 177 anos, a missão é fazer a diferença na vida das famílias, empresas e instituições do sector social.

BANCO MONTEPIO
valores da marca

Em 2021, o BANCO MONTEPIO, relembra os seus valores num Manifesto dedicado ao tema da Sustentabilidade, que a Marca acolhe desde as origens. “Somos a história que se faz presente e princípio que se torna um fim. Somos feitos da mesma matéria, da raiz mutualista, de compromissos comuns, somos todos e somos um. Somos tradição e inovação, solidez e confiança, somos responsabilidade e transparência. Somos Valores que Crescem Consigo. Somos do mesmo ir e voltar, da causa e do efeito, pela ação e pela inclusão, somos solidariedade. Somos o saber sem idade, do género sem género, pela diferença e pela igualdade, somos diversidade. Somos sustentáveis por natureza, feitos de cores primárias, porque não há verde sem azul e amarelo, somos sustentabilidade.”

produtos e desenvolvimentos futuros

O BANCO MONTEPIO esteve perto da economia social. Vincando a sua atuação na solidariedade e na sustentabilidade, criou a Conta Acordo: uma linha de crédito única para as instituições do sector social, que funciona como uma modalidade de descoberto autorizado na conta à ordem, e permite antecipar a 100% os fundos estatais que recebem mensalmente. A medida foi particularmente relevante, porque procurou ajudar as instituições do sector público e economia social a minimizar os impactos da pandemia COVID-19, em Portugal.

O BANCO MONTEPIO fez mais pela Inclusão. Criou e lançou cartões adaptados para pessoas com deficiência visual, com uma característica distintiva, que se materializa numa ranhura, em forma de meia-lua. Este elemento permite distinguir este cartão dos outros, e de uma forma simples e imediata, perceber qual a posição correta para o colocar numa caixa ATM.

O BANCO MONTEPIO fez mais pela solidariedade e entreajuda. Em 2020, e pela primeira vez em 34 anos, o Pirilampo Mágico, uma das mais emblemáticas campanhas de solidariedade social no País, não saiu à rua. Em 2021, o Pirilampo volta a voar e o BANCO MONTEPIO – que voa com ele desde 2017 – apoia esta causa, para que continue a levar esperança, a simbolizar a inclusão e a fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência intelectual.

O BANCO MONTEPIO fez mais pela Responsabilidade e Empreendedorismo Social. No âmbito de uma parceria com a Academia de Código, criou a linha de crédito Code Academy, para contribuir para a qualificação e o emprego sustentável. Este projeto de empreendedorismo social tem a missão de transformar pessoas em situação de desemprego em programadores, reprogramando a sua vida profissional numa área com excelentes perspetivas de recolocação no mercado de trabalho, com uma taxa de empregabilidade de 96%.

O BANCO MONTEPIO fez mais pela Sustentabilidade. Criou a Linha de Crédito Habitação para Casas Sustentáveis, para clientes e potenciais clientes que adquiram imóveis com certificado energético com classificação A e A+; bem como o Crédito Energias Renováveis, uma linha de crédito para apoio na aquisição e instalação de equipamentos que utilizam energias renováveis e alternativas. Criou também uma Linha de Crédito para Eficiência Energética, para empresas que pretendam investir em projetos focados na melhoria do desempenho energético de instalações; Linha de Apoio à Sustentabilidade Ambiental no Turismo; Montepio Mobilidade Elétrica Auto - Leasing e Renting.

O BANCO MONTEPIO continuou a Acreditar. Depois de 100 mil projetos aprovados, o Banco Montepio Acredita Portugal, uma iniciativa sem fins lucrativos que organiza o maior concurso anual de empreendedorismo em Portugal, continua a fazer sonhar empreendedores com ideias de negócio, que não sabem como implementar. A inscrição é gratuita, não sendo relevante a existência de formação prévia em empreendedorismo, o sexo ou a idade.

Aqui, as ideias e o sonho comandam a vida. O Banco Montepio adotou um novo sistema de Autenticação Forte, a app APProva, uma aplicação autónoma e complementar aos Canais Digitais e Meios de Pagamento, garantindo aos clientes maior segurança nas transações online.

mercado

O BANCO MONTEPIO é um banco privado e independente, 100% nacional, e é a instituição financeira mais antiga em Portugal.

Afirma-se como uma Instituição Financeira, única no panorama nacional, pela sua origem e base mutualista e, consequentemente, pela sua vocação de Instituição de Poupança e de disponibilização de serviços financeiros universais para os clientes particulares, em todas as fases do seu ciclo de vida, para todos os clientes do sector empresarial e para as instituições da economia social e empreendedores sociais.

COMUNICAÇÃO

O BANCO MONTEPIO continuou humano na comunicação. Tocar todos, ser diferente e não deixar ninguém indiferente, trazer o inesperado e o imprevisível, fazer publicidade que se quer uma conversa: simples, relevante, transparente, e que acrescente valor.

Bruno Nogueira voltou a ser o protagonista da publicidade do BANCO MONTEPIO, em 2021. Depois da campanha de Crédito Habitação “Ninguém Estava à Espera Disto”, chega a Campanha de Crédito Pessoal “Pouco Pio”. Num tom inesperado e provocador, para passar uma mensagem focada na liberdade e no respeito pelas escolhas individuais, que os clientes podem experimentar na sua relação com o BANCO MONTEPIO.

No dia 24 de março de 2021 – dia de aniversário da mais antiga instituição financeira em Portugal – é lançada a campanha “177 anos passam a voar”, para recordar uma história que se cruza com a do País. Num tempo em que as redes sociais têm um papel social determinante na vida de milhões de pessoas, o BANCO MONTEPIO chega às redes com o Propósito de ajudar a transformar as redes sociais num lugar mais autêntico, através de um movimento de "empowerment" pessoal e profissional, contra estereótipos e convenções, resumido no claim #TuPodesoQueQuiseres.

“Temos Pio” é um espaço dirigido a um target mais jovem, criando um espaço de partilha de propósito e valores, que tocam as novas gerações e que estão na génese do Banco, ao mesmo tempo que procura inspirar a autenticidade, a diversidade e a inclusão.

O BANCO MONTEPIO continuou a simplificar. Lançou “O Banco Explica”, um projeto de literacia financeira, para ajudar a traduzir termos, jargões e informação bancária e financeira, em conteúdos em formato de vídeo, simples, curtos e leves, resumidos no claim: Literacia Financeira é Peanuts.

Como Banco, com um papel económico e social importante, este projeto alia a cada vez maior necessidade de falar de forma simples e transparente, à absoluta necessidade de ensinar conceitos de finanças pessoais, da banca, de investimento e mercados financeiros. O propósito é ajudar as novas gerações a tomar decisões informadas e a alcançar a tão desejada liberdade financeira.

vantagens competitivas

A Marca bancária mais antiga em Portugal, com um posicionamento único como banco de inspiração mutualista, sempre perto das instituições da economia social e empreendedores sociais, de base local, regional e nacional, perpassando todos os dias os valores que traz da sua origem, resumido na assinatura de Marca “Valores que Crescem Consigo”. A portugalidade, a longevidade e o posicionamento único como banco de inspiração mutualista, contribuem para a diferenciação e singularidade do BANCO MONTEPIO.

BANCO MONTEPIO
sabia que?

Temos Pio by Banco Montepio é um espaço para inspirar a Ser, contra estereótipos e convenções. Para dar o empowerment ao movimento “Tu podes o que quiseres”. @temospio

TÂNIA MADEIRA
TÂNIA MADEIRA

Diretora de Comunicação e Marca

contactos