BPI

2023

“O mundo já está a mudar o mundo” foi o mote da campanha do BPI para celebrar a primeira presença da Seleção Feminina num Campeonato do Mundo de Futebol. O filme “É uma menina!” registou mais de 30 milhões de visualizações, promovendo a igualdade de género e de oportunidades. Qualidade, Confiança e Impacto Positivo na Sociedade são marcas de identidade que unem o BPI e o Futebol Feminino em Portugal.

BPI
valores da marca

O BPI desenvolve a sua atividade e presta os seus serviços com base nos valores corporativos de qualidade, confiança e compromisso social. O Banco tem como missão contribuir para o bem-estar financeiro dos seus Clientes e para o progresso sustentável da Sociedade, através da oferta de produtos e serviços financeiros diversificados e inovadores e com uma crescente integração dos princípios de Sustentabilidade.

produtos e desenvolvimentos futuros

O BPI é uma das empresas nacionais que mais investe em inovação. O Banco tem estado muito ativo no domínio da transformação digital, registando uma evolução significativa na adesão aos seus canais digitais e nos serviços prestados nos Balcões.

No final de 2022, o BPI apresentou o primeiro Balcão em Realidade Virtual (VR) em Portugal -
o BPI VR - que oferece uma experiência imersiva de apresentação de serviços bancários e contacto com o Cliente no mundo virtual. Nesta primeira fase, o Balcão é apenas informativo, mas poderá evoluir no futuro para canal de transacionalidade bancária.

Em abril deste ano, o BPI estreou o primeiro “All in One” em Portugal, um novo conceito de espaço comercial financeiro, com o qual pretende revolucionar a experiência dos Clientes bancários no canal físico. Situado no Edifício Monumental, na Praça do Saldanha, o BPI All in One Lisboa combina o atendimento próximo e personalizado, com a agilidade e comodidade proporcionadas pelas tecnologias, incluindo realidade virtual e aumentada, um robô-concierge, montras led e ecrãs multimédia envolventes.

No último ano, o BPI lançou, entre outros, os seguintes produtos e serviços: abertura 100% digital de contas BPI AGE para menores de idade, por pais ou representantes legais; BPI Wealth, um serviço de consultoria independente sobre instrumentos financeiros, direcionado a Clientes com elevado património financeiro; assistente digital para clientes do BPI Directo, suportado por tecnologia de inteligência artificial (IA) desenvolvida em Portugal; “Portal BPI Apoios Públicos”, para apoiar as empresas (micro, PME e grandes) na identificação de apoios públicos, nacionais e europeus, ao investimento empresarial; e Escrituras de Crédito Habitação de forma remota (videoconferência).

mercado

O BPI, detido a 100% pelo CaixaBank, centra a sua atividade na banca comercial em Portugal, sendo neste mercado a quarta maior instituição financeira a operar em termos de volume de negócio (crédito, garantias e recursos totais de Clientes). Em maio, o BPI apresentava quotas de mercado de 11.6% em crédito, 10.7% em depósitos e 14.3% em fundos de investimento mobiliário, plano poupança reforma (PPR) e seguros e capitalização.

O modelo de negócio do BPI assenta numa rede de distribuição especializada, omnicanal e totalmente integrada, assim como na disponibilização de uma oferta completa de produtos e serviços financeiros, estruturada para responder às necessidades específicas de cada segmento.

Sob o lema “Crescer Mais. Crescer Melhor”, prossegue o Plano Estratégico para o período 2022-24, focado na qualidade de serviço, no crescimento do negócio e no cumprimento dos compromissos do Banco em matéria de Sustentabilidade. O BPI tornou-se signatário oficial dos Princípios para uma Banca Responsável das Nações Unidas (UNEP-FI) e participou no Business & Human Rights Accelerator UN Global Compact.

O BPI continuou a salientar-se no apoio às famílias e empresas na transição sustentável. O financiamento sustentável concedido no 1.º semestre ascendeu a 460 M.€, que inclui a estruturação e subscrição de 285 M.€ de obrigações ESG de empresas e, no segmento de particulares, 149 M.€ de crédito habitação eficiência energética.

COMUNICAÇÃO

O BPI tem sempre como prioridade manter a sua reputação, assente em elevados níveis de qualidade do serviço e na afirmação do Banco como uma referência na área da sustentabilidade, da inovação, da gestão responsável e do apoio à Sociedade.

Em 2023, o principal momento de comunicação foi a campanha institucional de apoio à Seleção Nacional de Futebol Feminino, que participou pela primeira vez num Mundial de Futebol.
O filme “É uma Menina!”, com a assinatura “o Mundo já está a mudar o Mundo”, registou mais de 30 milhões de visualizações, e ajudou a mobilizar os portugueses para o apoio às jogadoras. A Marca BPI e o futebol feminino em Portugal são indissociáveis. O BPI é, desde 2018, o “Banco Oficial das Seleções” e dá o naming à principal competição de futebol feminino, a Liga BPI e à Taça da Liga feminina. O futebol feminino é um poderoso instrumento de afirmação da igualdade de género e um dos eixos mais importantes do desenvolvimento futuro da modalidade. Nesse plano, o BPI assinou também um contrato de imagem com a futebolista Kika Nazareth e juntou-se à FPF e à Fundação “la Caixa” na criação de bolsas de estudo para as jogadoras da Liga BPI.

Esta atenção ao impacto social é algo que faz parte da identidade do BPI. Exemplo disso, são os Prémios de Solidariedade BPI Fundação “la Caixa” que apoiam projetos de instituições sociais para promover a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Fundação ”la Caixa” é o maior acionista do Grupo CaixaBank e é também a maior fundação da União Europeia. Uma parte dos lucros do BPI voltam para a sociedade portuguesa através do trabalho conjunto com a Fundação “la Caixa”, que apoia iniciativas na área da saúde, da educação, da cultura e, em especial, junto dos grupos mais vulneráveis. Só em 2023 vão ser cerca de 50 milhões de euros para o desenvolvimento de iniciativas sociais, científicas, educativas e culturais.

vantagens competitivas

O BPI apresenta uma forte posição financeira que permite enfrentar o futuro com confiança, apoiando os seus Clientes e a economia portuguesa. Tem um perfil de risco baixo -
o melhor do sector em Portugal - com um rácio NPE de 1.6% e uma cobertura elevada; uma sólida posição de solvência; uma estrutura de funding equilibrada e uma posição de liquidez confortável; e possui ratings com classificação de “investment grade”, pela Fitch Ratings, Moody’s e S&P Global.

Nesse plano, o Banco foi reconhecido por várias entidades nacionais e internacionais: “Banco do Ano 2022”, atribuído pela revista The Banker; “Melhor Private Banking em Portugal”, pela Euromoney; “Melhor Banco
na Gestão de Tesouraria”, pela Global Finance; entre outros.

BPI
sabia que?

A campanha do BPI “É uma menina!”, de apoio à Seleção Feminina de Futebol, registou mais de 30 milhões de visualizações em todo o mundo.

O BPI tem um dos maiores programas de voluntariado corporativo em Portugal. No primeiro semestre de 2023, mais de 850 voluntários do BPI apoiaram mais de 10.000 pessoas (explicações a jovens em risco de exclusão social; ações de literacia financeira; recolha de alimentos juntamente com o Banco Alimentar; entre outros).

O BPI tem o maior balcão bancário do país (2.º na Península Ibérica) com 2300 m2. O BPI All in One, em Lisboa, tem 100 gestores de clientes e, até, um robô-concierge.

O BPI VR, o único balcão bancário em realidade virtual do país, conta com um andar 100% dedicado ao Futebol e às Seleções Nacionais, com experiências interativas e imersivas.

O BPI tem mais de 900 mil Clientes utilizadores dos canais digitais do Banco. Cerca de 31% das vendas a particulares de produtos foco foram iniciadas nos canais digitais net e mobile.

CONSTANÇA MACEDO
CONSTANÇA MACEDO

Diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social

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