Edições

CATÓLICA-LISBON

2023

A CATÓLICA-LISBON destaca-se como um pilar de excelência académica e inovação no mundo dos negócios. Comprometida de forma inabalável com uma educação pioneira, molda o futuro ao formar não apenas gestores e economistas, mas líderes visionários preparados para enfrentar os desafios de um mundo em constante evolução. A CATÓLICA-LISBON está sempre pronta para liderar com audácia, inspirar com paixão e causar um impacto positivo e duradouro na sociedade.

CATÓLICA-LISBON
valores da marca

A CATÓLICA-LISBON é mais do que uma escola. É um manifesto de valores que se entrelaçam para formar a essência que a define, com o propósito intrínseco de contribuir positivamente para a sociedade.

Com uma base alicerçada na virtude, a CATÓLICA-LISBON age com integridade e humanismo, mantendo os interesses coletivos em primeiro plano e uma inspiração cristã. Este compromisso com a ética liga-se harmoniosamente ao espírito aberto que a instituição valoriza, cultivando simultaneamente uma curiosidade que impulsiona a descoberta e a criação de conhecimento. No entanto,
o que distingue verdadeiramente
a CATÓLICA-LISBON é a sua capacidade de inovar com determinação e ambição, sempre pioneira nas suas abordagens. Dentro deste ambiente inovador, constrói-se uma comunidade sólida, onde a colaboração é intrínseca, cada membro é valorizado e o bem--estar é uma prioridade, formando laços que duram uma vida.

No cerne deste mosaico de valores, encontra-se a procura incessante pela excelência, que faz da CATÓLICA-LISBON uma instituição onde a qualidade e o mérito andam de mãos dadas

produtos e desenvolvimentos futuros

A CATÓLICA-LISBON é uma instituição que se projeta para o mundo, desenvolvendo uma diversidade de programas para formar os novos líderes do mundo moderno. Para além de licenciaturas nacionais e internacionais, a Escola oferece programas e Mestrados em Gestão e Finanças que integram o Top 30 mundial do Ranking do Financial Times. O mais recente mestrado a ser lançado foi em Business Analytics, que capacita os alunos a enfrentar os desafios complexos dos negócios contemporâneos.

Na Formação Executiva, área na qual a Escola se encontra entre as 25 melhores a nível mundial segundo o Financial Times, a CATÓLICA-LISBON está em constante acompanhamento da evolução do mercado, com a flexibilidade necessária para responder aos novos paradigmas e à evolução dos profissionais. Os programas são especializados em temáticas vanguardistas, como ChatGPT, Blockchain, Fintech, Sustainability e Purpose, capacitando os executivos com o conhecimento necessário para se destacarem num mundo em rápida transformação. Contam-se ainda parcerias internacionais com escolas de renome como Kellog (AMP, Advanced Management Program) e o MIT (The Lisbon MBA).

Em breve, a CATÓLICA-
-LISBON vai inaugurar um novo edifício no campus norte da Universidade Católica Portuguesa. Serão instalações modernas, dotadas de tecnologia state-of-the-art e com capacidade para duplicar o número de alunos e garantir uma excecional experiência letiva.

mercado

A CATÓLICA-LISBON tem uma posição de referência no mercado das Escolas de Negócios, a qual abarca alunos de licenciatura e mestrado, bem como formação executiva customizada para empresas ou aberta aos gestores que querem evoluir no seu conhecimento e carreira. A CATÓLICA-LISBON é também parceira de investigação de entidades públicas e privadas.

COMUNICAÇÃO

Na celebração do seu 50.º aniversário, a CATÓLICA-LISBON lançou a campanha “50 Years Of Greatness — Meio Século de Conquistas”. Cinco décadas dedicadas à criação de conhecimento de classe mundial e à formação dos melhores líderes de negócios e economistas, pautadas pelo lema “ACHIEVE GREATNESS”, lema que inspira toda a Comunidade da CATÓLICA-LISBON.

A CATÓLICA-LISBON é uma escola que coloca os seus alunos e participantes no centro da sua missão, reconhecendo as suas histórias e as suas necessidades únicas. A Instituição personalizou na sua campanha a narrativa dos últimos 50 anos através dos protagonistas que viveram essa jornada. A CATÓLICA-LISBON acredita na grandeza individual e preocupa-se profundamente com o bem-estar do coletivo. Nesse sentido, e no âmbito desta campanha, lançou, em 2022, o “Relatório de Impacto e Sustentabilidade”, sistematizando todas as suas atividades na área da sustentabilidade, destacando o seu compromisso com um futuro mais responsável e sustentável.

vantagens competitivas

A CATÓLICA-LISBON é considera a 27.ª melhor escola europeia, de acordo com os Rankings Globais do Financial Times, e foi a primeira Business School em Portugal a integrar esta lista, obtendo lugares cimeiros desde 2012. Para estes resultados contribuem o talento excecional dos alunos que atrai, mas também a qualidade e diversidade do seu corpo docente, que se reflete na qualidade dos Programas oferecidos, na forte ligação ao mundo corporativo para a formação executiva e nas excelentes taxas de empregabilidade, progressão salarial e de carreira dos seus graduados.

Vários dos Professores da CATÓLICA-LISBON têm recebido, nos últimos cinco anos, distinções mundiais pelo seu trabalho, entre eles: Miguel Godinho Matos, Prémio 2019 da INFORMS como Early Career Award; Daniel Fernandes, considerado um dos 50 melhores professores de licenciatura do mundo em escolas de negócios pela Poets & Quants; Ilídio Barreto, incluído no top mundial de cientistas mais influentes, elaborado pela Stanford University; René Bohnsack, vencedor do prémio de Melhor Artigo da divisão de sustentabilidade da Academy of Management; Céline Abecassis-Moedas, distinguida com o prémio “Prix académique de la Recherche en Management”; Francesco Sguera, com o prémio de Melhor Publicação atribuído pela publicação Best Scholarly Paper Award; Nicolò Bertani, com o prémio de Best Student Paper da DAS da Informs; entre muitos outros.

Filipe Santos – Dean da CATÓLICA-LISBON e um dos cientistas portugueses em Economia e Gestão mais citado do mundo – recebeu o prémio Social Innovation Thought Leader 2019, pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, e o prémio Social Innovation Thought Leader, pelo seu trabalho académico e de dinamização da área de empreendedorismo social e inovação social. O artigo “O estado da investigação portuguesa em economia: 20 anos depois”, concluiu que os Professores da CATÓLICA-LISBOA Isabel Horta Correia e Pedro Teles, são os únicos afiliados a uma Instituição portuguesa entre os 10 investigadores portugueses mais produtivos, medidos pelo número de publicações nas cinco revistas de Economia mais importantes.

Já no que diz respeito aos seus alunos, a CATÓLICA-LISBON foi a grande vencedora do Prémio Estudos de Caso FAE 2022, com os seus alunos a receberem o prémio principal e duas menções honrosas. O aluno Martim Leitão recebeu o prémio de Melhor Tese em Economia, com a dissertação “And Yet, They Last: The Employment and Productivity Effects of Crises on Firms in Portugal”, orientada por Isabel Horta Correia e Joana Silva, atribuída pelo Banco de Portugal e Fundação Francisco Manuel dos Santos. Neste prémio, a CATÓLICA-LISBON teve, além da tese vencedora, cinco das seis teses finalistas.

Também os Alumni da Escola têm recebido diversos prémios pelas suas carreiras notáveis. Exemplo disso é Alexandra Machado, fundadora da Girl Move Academy, que recebeu da UNESCO o prémio de melhor projeto mundial para a educação das mulheres e foi reconhecida com prémio Carreira 2023 da CATÓLICA-LISBON pelo seu percurso notável como líder e empreendedora social.

CATÓLICA-LISBON
sabia que?

A CATÓLICA-LISBON criou a primeira Licenciatura em Gestão em Portugal e introduziu as Formações Executiva e Executiva Internacional no país. Foi a primeira escola em Portugal, a receber a reputada Acreditação Internacional Triple Crown, e a entrar nos Rankings do Financial Times.

O CUBE, centro de investigação da CATÓLICA LISBON, é consistentemente avaliado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a avaliação máxima de Excelente e o melhor em Portugal na investigação em Gestão, consolidando a sua posição de liderança na investigação.

A CATÓLICA-LISBON é uma Escola de Negócios com forte aposta na inovação e sustentabilidade, em parceria com as empresas portuguesas. O seu Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Empresas Portuguesas foi reconhecido, pela ONU, como uma das 25 melhores práticas do mundo na área da sustentabilidade.

• No panorama português, a CATÓLICA-LISBON é a escola mais internacional, com 38% de professores oriundos de países tão distintos como a Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Grécia, França, Brasil e Ucrânia. 60% dos seus alunos são internacionais, com mais de 60 nacionalidades.

Maria Estarreja
Maria Estarreja

Executive Marketing Director

contactos