A ERA foi a primeira rede de franchising imobiliário a estabelecer-se em Portugal. Com 25 anos de presença em território nacional, e uma cobertura de mais de 200 agências distribuídas de norte a sul do país e ilhas, é uma Marca de referência no sector imobiliário. A inovação faz parte do seu ADN e é um dos principais pilares do seu desenvolvimento.
A ERA (Electronic Realty Associates) foi fundada nos EUA, em 1972, por Jim Jackson. Hoje, a ERA integra um dos maiores operadores mundiais de franchising imobiliário, a Anywhere Real Estate, presente em mais de 120 países.
Desde a sua fundação, a ERA tem como principal valor o trabalho em equipa, com um método de trabalho que valoriza e promove a interajuda entre todos os colaboradores e as diferentes Agências ERA.
A rede ERA é também um caso de estudo de empreendedorismo em Portugal, desde 1998. Devido ao seu modelo de franchising e à Academia ERA, a Marca é um espaço de desenvolvimento e criação de startups, tendo já criado mais de 400 desde a sua génese em Portugal. Através da rede, cada empresário tem acesso contínuo a formação em gestão de empresas, liderança, gestão de pessoas, marketing e novas tecnologias, bem como a um Consultor de Operações da estrutura central, sempre disponível para o ajudar a atingir os seus objetivos de negócio.
produtos e desenvolvimentos futuros
A ERA oferece produtos e serviços inovadores, como a Garantia ERA, um serviço exclusivo e inteiramente gratuito que consiste num seguro para casas usadas. Este serviço, oferecido pela ERA aos seus clientes, valoriza e protege o imóvel contra eventuais problemas que possam surgir após a compra.
O projeto Obra Nova ERA é outro exemplo. Um programa destinado a promotores e investidores imobiliários, que identifica as melhores oportunidades de construção. Visa tornar os novos empreendimentos mais rentáveis para quem constrói e, consequentemente, mais acessíveis para quem compra.
Na área da tecnologia, a empresa implementou a tecnologia Lead.ERA, em 2022, uma ferramenta de marketing digital exclusiva e pioneira no sector imobiliário em Portugal. Com recurso à inteligência artificial e assente no Big Data adquirido ao longo de 25 anos, esta ferramenta permite, de forma totalmente automatizada, que qualquer agência crie campanhas de marketing digital para mostrar a casa certa à pessoa certa, com a máxima rapidez e eficácia.
Por último, destaca-se também a campanha Portugal Sweet Home, especialmente desenhada para promover as vantagens de viver em Portugal, junto de clientes e investidores estrangeiros que queiram viver ou comprar uma segunda casa no país.
mercado
O mercado imobiliário regista um peso significativo na economia portuguesa, representando cerca de 15% do PIB. Apesar da conjuntura socioeconómica desafiante, este sector tem registado um crescimento acima da média, dada a sua capacidade de adaptação e inovação e a crescente procura em Portugal, sobretudo por investidores estrangeiros.
Considerado por muitos como um “investimento refúgio” face a outros produtos financeiros, e apesar dos necessários períodos de ajustamento em tempos de mudança, a procura mantém-se e o sector continua a atingir bons níveis de desempenho.
COMUNICAÇÃO
A notoriedade da ERA em Portugal ronda, consistentemente, os 100% e as distinções de reputação e inovação que tem ganhado, a par da credibilidade e eficácia reconhecidas pelos clientes, são o reflexo disso mesmo.
A comunicação externa e interna são áreas que assumem especial importância para a empresa. Desde 2021, a ERA tem reforçado o seu posicionamento mais próximo, jovem e descontraído, assumindo-se como “parte da vizinhança” e investindo ativamente em ações que promovem a boa vizinhança, tanto com os clientes como entre os colaboradores.
É exemplo a bem-sucedida campanha de verão, que vai já na sua terceira edição, onde a ERA marca presença nas praias portuguesas através da oferta aos clientes de guarda-sóis “T0 com Vista Mar” e outros acessórios de praia. Esta campanha reforça a Marca localmente e proporciona dias diferentes e de team building às suas equipas.
2023 foi um ano particularmente desafiante a nível de comunicação. No início do ano, e tendo em conta a conjuntura económica, a ERA optou por seguir uma estratégia de comunicação mais institucional, desenvolvendo iniciativas que contribuíram para a literacia financeira e para a habitação. São exemplos as conferências organizadas em parceria com o jornal Expresso, com a Banca e outras entidades públicas e privadas que ajudaram a esclarecer o público e a promover a discussão de medidas benéficas para o sector e para as famílias portuguesas, num momento de incerteza.
Por ocasião dos 25 anos de presença em Portugal, celebrados também em 2023, a ERA convocou os seus próprios colaboradores e, sob o mote “Prata da Casa”, desenvolveu ações de charme internas, um megaevento em Braga, uma campanha de recrutamento para novos consultores imobiliários, e também uma campanha dirigida ao recrutamento de novos Franquiados como resposta ao plano de expansão da Marca para os próximos anos.
Por último, também a Garantia ERA, um serviço exclusivo no mercado, voltou a ganhar destaque com a campanha multimeios “Garantia ERA. Uma Garantia com G grande” contribuindo para um aumento de 37% do número de casas angariadas com direito a este serviço.
vantagens competitivas
Cada Agente ERA é especializado num território e trabalha a tempo inteiro, o que lhe permite saber tudo sobre a sua zona, ao ponto de cumprir a promessa de fazer parte dessa vizinhança. Desta forma, os clientes ERA conseguem obter informações mais precisas sobre o preço de mercado de cada casa, bairro a bairro, mas também sobre a vivência e as mais-valias de cada vizinhança.
No entanto, a grande vantagem de cada Agente ERA é a sua estrutura de suporte na Agência ERA, onde contam com um consultor legal para tratar de todos os processos administrativos e com um intermediário de crédito que permite oferecer esse serviço complementar aos clientes. Paralelamente, os Agentes apoiam-se ainda na estrutura de marketing e tecnologia nacional, que garante a melhor divulgação e informação de negócio.
A comunidade nacional de Agentes ERA combina o conhecimento local de cada bairro com os mais avançados recursos tecnológicos de mediação imobiliária, nomeadamente o Acelerador Digital com tecnologia Lead.ERA, para conseguir encontrar rapidamente a casa certa para os clientes certos.
Tudo isto é possível porque a ERA Portugal tem como missão “Atrair, formar e fazer crescer pessoas com talento” e assume--se como a melhor escola de mediação imobiliária. Para isso, criou o projeto Academia ERA com o objetivo de captar novos talentos, desenvolver o capital humano e garantir a uniformização dos conteúdos formativos.
• A ERA foi a 1.ª rede de franchising mobiliário a operar no país. Em 2023, comemorou 25 anos em Portugal, onde pretende expandir a Marca com a abertura de novas agências.
• A ERA tem uma ferramenta de marketing digital com IA única no mercado português, a tecnologia Lead.ERA, capaz de lançar automaticamente anúncios para o melhor público-alvo, segundo o preço e tipologia dos imóveis, bem como selecionar as fotografias mais atrativas.
• Em Portugal, só as casas usadas vendidas pela ERA podem ter garantia, isto é, um seguro que cobre despesas com reparações após a escritura, tal como nas casas novas. A Garantia ERA é única no mercado e totalmente gratuita para os seus clientes.
CEO