RTP

2023

A RTP é o operador português de serviço público de media. Tem como missão uma clara matriz de Serviço Público, que eleva ao ser relevante no desenvolvimento social, cultural e económico do país. Com uma história única, é uma referência do audiovisual português, com um património que se distingue pela qualidade e criação de valor da sua diversificada oferta.

RTP
valores da marca

Universalidade, Independência, Excelência, Diversidade, Responsabilidade e Inovação são os valores, comuns aos serviços públicos europeus, que orientam a atividade da RTP.

Como operador de serviço público de media, o seu propósito vai para além do informar, educar e entreter. Contribui para enriquecer a vida dos cidadãos e das comunidades onde se insere. A RTP privilegia na sua oferta de conteúdos e serviços, a diversidade. Alarga o número de formatos, conteúdos e serviços que oferece. Aposta na inovação, viabilizando a produção de conteúdos e serviços não testados; qualidade e excelência. A produção de informação, isenta, rigorosa e de confiança, e a oferta diversificada e transversal de conteúdos e serviços fazem da RTP uma Marca de referência para os portugueses.

produtos e desenvolvimentos futuros

A RTP é a empresa de media com mais história e tradição na comunicação social portuguesa: 88 anos de rádio, 66 anos de televisão e 25 anos de online.

A RTP1 disponibiliza uma informação de confiança, isenta e plural, e uma programação variada, da ficção nacional ao humor, valorizando os grandes eventos e o apoio às seleções nacionais. A RTP2 contribui para a divulgação cultural de matriz europeia, dando particular atenção ao público infantil e juvenil. A RTP3, canal de notícias da RTP, dedica especial atenção à análise e reflexão dos temas abordados. A RTP Memória revisita o passado à luz das novas linguagens, valorizando a história e o património. A RDP e RTP Madeira e RDP e RTP Açores, destinadas às respetivas regiões autónomas, atendem às realidades sociais e culturais dessas regiões, valorizando a produção local. A RDP e RTP Internacional divulgam os interesses nacionais no que respeita à ligação às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo ou à cooperação com os países de língua portuguesa. A RDP e RTP África promovem a língua e a cultura lusófona, valorizam o património comum, bem como os aspetos culturais específicos de cada país. Fazem ainda parte do universo RTP três rádios de cobertura nacional: Antena1, canal generalista com informação e entretenimento; Antena2, canal de índole cultural vocacionada para programas de música erudita; e Antena3, emissão destinada ao público mais jovem e pioneira na promoção de novos talentos musicais.

Em 2023, a RTP reforçou a sua presença nos grandes eventos ao vivo, ligados aos conteúdos, e o programa Sociedade Civil da RTP2 iniciou um ciclo anual de conferências. Foi lançada uma edição especial comemorativa em papel  – “50 Anos RTP Madeira”; a RTP África celebrou 25 anos e a RTP2 comemora 55 anos, efemérides relevantes na história de cada Marca.

mercado

A necessidade de estar nos pontos de contacto relevantes para todas as audiências, nos suportes e formatos que melhor servem os seus interesses, fáceis de encontrar, com os conteúdos apelativos para cada segmento de consumidores, leva a RTP a alargar o seu portefólio de conteúdos e de plataformas de distribuição. Os canais RTP Desporto da RTP Play transmitiram, em exclusivo, várias provas internacionais de diversas modalidades. A RTP marcou presença nos grandes eventos de música como o NOS Alive, Santa Casa Alfama, Sol da Caparica e Festival Iminente, entre outros. O North Festival, o FNAC Live e o Festival F vêm alargar o naipe de grandes eventos de música a que a RTP se associa enquanto parceira e onde procura estar mais próxima dos seus públicos.

COMUNICAÇÃO

A RTP é uma Marca de referência nacional e internacional. Para aproximar a RTP dos portugueses, a Marca continua a fazer história, a ligar e a fazer parte da vida dos portugueses. Ao longo do ano, foram diversas as campanhas desenvolvidas para as suas Marcas e produtos, que reforçam o seu posicionamento, nomeadamente: Motel Valkirias; Operação Maré Negra; Capitães do Açúcar; Emília; e Braga.Masterchef; The Voice; Taskmaster; PJM; entre outras, com um âmbito mais institucional, como os 25 anos da RTP África.

A comunicação externa focou-se no reforço da mensagem da diversidade e da complementaridade das Marcas e dos conteúdos do universo da rádio, televisão e digital do serviço público.

vantagens competitivas

A RTP e os seus profissionais e conteúdos foram distinguidos, em 2023, em prestigiados prémios. A RTP foi eleita uma das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal, a 12.ª, segundo o estudo independente Randstad Employer Brand Research 2023, liderando o ranking na categoria de media. Os Separadores de canal da RTP2, de João Abel Manta, foram distinguidos nos M&P Prémios Design 2023, na categoria de Vídeo. O Programa da Antena1 "Pranchas e Balões" venceu os Prémios Vinheta d' Ouro e foi eleito "Melhor criador de conteúdos de banda desenhada".
A jornalista Margarida Metello venceu o Grande Prémio na 7.ª edição do Prémio Jornalismo em Saúde, do Clube de Jornalistas e APIFARMA, e a jornalista Paula Rebelo venceu o Prémio Carreira. A jornalista da Antena1, Rita Colaço, venceu
o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social, na categoria de Audiovisual e Multimédia (Agência Nacional de Inovação). A série Motel Valkirias venceu o Prémio CIRCOM, na categoria de Entretenimento e Drama (Associação das Televisões Públicas Regionais Europeias).
O Programa Cautelar, de Filomena Cautela, venceu o Prémio Nacional de Educação
e Cidadania Fiscal, na categoria de "Media" (Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira e pela Associação Law Academy). O Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”, na categoria de rádio (SPA), distinguiu a jornalista da Antena1, Celina Faria, e a reportagem "A Cor do Beijo", e a jornalista da Antena2, Isabel Meira, e a reportagem "A fome.  Na categoria de televisão (SPA), o prémio foi entregue ao jornalista Filipe Pinto e à reportagem "O sonho acaba aos 15".
A jornalista Filipa Simas foi distinguida nos Prémios AMI - Jornalismo Contra a Indiferença, pela grande reportagem "Onde o tempo parou" (Assistência Médica Internacional). A jornalista Inês Moura Pinto e o magazine Biosfera, da RTP2, venceram o primeiro lugar na 6.ª edição do Prémio Centro PINUS de Jornalismo Florestal, com a reportagem “Custo da Transição Energética: Energias Renováveis". Também a jornalista Daniela Santiago vence aqui o terceiro prémio com a reportagem "Pastoreio contra incêndios - As vacas GPS".

A RTP venceu ainda o prémio de melhor operador europeu do ano, dos prémios europeus Cartoon Forum Tributes, e a Informação da RTP foi eleita a mais confiável e credível pelos portugueses (estudo Digital News Report 2023, da Universidade de Oxford).

RTP
sabia que?

A APP RTP Play é a maior plataforma de conteúdos nacional (mais de 150.000 conteúdos disponíveis, agrupados por temas e canais), tem conteúdos exclusivos e antestreias, e mais de uma dezena de canais de TV e Rádio em direto (9 canais de TV e 15 canais de Rádio). De acesso livre e gratuito, está disponível nas plataformas Android, IOS, Apple TV, Android TV
e Carplay. A transmissão via Chromecast e AirPlay são funcionalidades das versões mobile. Está agora disponível também nas Smart TVs, através dos principais operadores do mercado.

Os canais RTP Desporto na RTP Play têm emissões exclusivas, das várias modalidades desportivas, com mais de 500 transmissões ao longo do ano.

MARINA RAMOS
MARINA RAMOS

Diretora de Marketing Estratégico e Comunicação

contactos