SPORT LISBOA E BENFICA

2023

2023 foi o ano da conquista do 38.º título nacional e da 9.ª Supertaça do SPORT LISBOA E BENFICA, reforçando o seu estatuto vencedor. No masculino e no feminino, nos relvados e nos pavilhões, a época 2022/23 juntou 39 troféus à vasta coleção no Museu Benfica — Cosme Damião. Uma temporada à altura do ecletismo que destaca o SL BENFICA no panorama nacional e global.

SPORT LISBOA E BENFICA
valores da marca

Com milhões de adeptos espalhados pelo Mundo, o BENFICA orgulha-se de ser o maior embaixador de Portugal além-fronteiras. Um Clube representado por uma águia, o animal mais majestoso e imperial. O animal que voa mais alto e que tem um instinto de sobrevivência sem igual. O BENFICA, assim como a sua águia, é único e para sempre eterno. O lema "E Pluribus Unum" (De muitos, um), utilizado desde 28 de fevereiro de 1904, é tão atual hoje como o era na altura do seu surgimento. Os valores da Marca, também eles imutáveis, permanecem no coração dos Sócios e adeptos do Clube: Portugalidade e Tolerância, Unidade e Espírito Comunitário, Generosidade e Apego, Associativismo, Mística e Genica, Democracia e Respeito, Ecletismo e Desportivismo. São estes os pilares fundamentais do Clube que, mais do que qualquer outro, apela às emoções da sua massa associativa.

produtos e desenvolvimentos futuros

O foco no ambiente digital continuou a ser um dos principais pilares da estratégia do Clube durante a época 22/23. No sentido de integrar esta modernização na experiência do dia de jogo, o BENFICA aproveitou o menor fluxo de partidas, durante o Mundial de 2022, para dar início ao processo de melhoramento do Estádio.

Foi no primeiro jogo de 2023 que o Clube apresentou aos seus Sócios e apoiantes um estádio com condições ao nível dos grandes palcos internacionais: uma nova iluminação, tanto no relvado como nas bancadas; um novo sistema de som, mais limpo do que o anterior; e ecrãs gigantes de maior dimensão e melhor resolução. O culminar deste upgrade assentou na implementação de linhas LED que reforçam a divisão entre os pisos, criando um enorme impacto visual e gerando novas oportunidades de comunicação.

O ano de 2023, o 20.º da vida do presente estádio, ficou ainda marcado pelos números de espectadores. O SL BENFICA bateu, em 2022/23, todos os recordes de assistência, com uma média superior a 57 mil espectadores no Estádio da Luz (uma ocupação próxima dos 90%). Neste momento, os lugares de época estão esgotados, com mais de 15 mil sócios em fila de espera para tentar assegurar um lugar nas próximas temporadas.

Uma das principais áreas de destaque do Clube assenta no seu futebol de formação. Com início em 2023, foi estabelecida uma parceria entre líderes, a HP e o SL BENFICA, pelo período de dois anos, abrangendo o futebol de formação masculino e feminino. Esta cooperação é encarada como promissora, uma vez que a visão da HP sobre a tecnologia, enquanto veículo de inspiração e cooperação, está completamente alinhada com a perspetiva do SL BENFICA na formação de jovens. Assim, a HP tornou-se o patrocinador principal do Futebol de Formação do SL BENFICA, figurando em destaque nas suas camisolas, desde as Escolas de Futebol até ao escalão de Sub-19.

Durante o ano de 2023, o SL BENFICA reforçou ainda a sua relação de quase duas décadas

com a Repsol. Através do trabalho conjunto entre as duas Marcas, e para além da já estabelecida parceria nos combustíveis, foi desenvolvido um outro benefício exclusivo para os Sócios – o serviço Repsol de Eletricidade 100% Renovável
e Gás Natural.

Ainda no seguimento de renovação de patrocínios, o BENFICA dá continuidade à relação estabelecida em 2022 com a Teleperformance, uma das maiores empresas mundiais de soluções omnicanal para clientes e Official eSports Naming Sponsor do Clube. Este apoio da Teleperfomance revelou-se imprescindível, permitindo ao SL BENFICA crescer em termos de profissionalização de equipas e conquistar os primeiros títulos de campeão, tanto no masculino como no feminino. Um compromisso que fortalece o posicionamento do Clube no mundo dos eSports, em crescente evolução.

Pelas suas conquistas e notoriedade no mercado, o SL BENFICA continua a conferir aos seus patrocinadores e parceiros uma maior visibilidade e a associação a um Clube vencedor.

mercado

As Casas, Filiais e Delegações do SPORT LISBOA E BENFICA continuam a levar o nome do Clube além-fronteiras. Atualmente, estão presentes em perto de 300 localizações, em África, na América, Ásia e Europa, contando com mais de 25 mil atletas entre as mais de 45 diferentes modalidades, desenvolvidas no âmbito da sua capacidade de mobilização social, cultural e desportiva. Em território nacional, um benfiquista pode contar com 130 Casas do Benfica, incluindo Ilhas, destacando-se 56 por disponibilizarem todos os serviços e produtos SL BENFICA.

2023 fica ainda marcado pela abertura da pioneira Casa do Benfica 2.0, em Santarém. Um espaço com 400 m2, focado em atividades desportivas, académicas e sociais, com especial foco nas crianças e no público com mais de 65 anos.
Esta Casa do Benfica é um projeto-piloto, ao qual se seguirão novos espaços, em diferentes localizações.

O Produto Benfica está presente ainda em todo o Mundo, quer através das suas lojas físicas, quer através da sua loja online e Casas do Benfica.

Nas Benfica Official Stores é possível comprar Red Pass, pagar quotas, fazer-se Sócio ou comprar bilhetes e merchandising do Clube. Neste momento, é possível comprar bilhetes para futebol em vários pontos de venda espalhados pelas várias lojas do País — Benfica Official Store Estádio, Colombo, Freeport Lisboa Fashion Outlet, Mar Shopping, Jardim do Regedor, Strada e Aeroporto de Lisboa —, e em todos os 56 pontos de venda disponíveis nas Casas do Benfica.

COMUNICAÇÃO

A estratégia de comunicação do SPORT LISBOA E BENFICA assentou no reforço e sedimentação de quatro eixos fundamentais que caracterizam a sua filosofia: + Positiva, + Alinhada, + Próxima e + Afirmativa. Defender e reforçar a reputação, e projetar a notoriedade do Clube foram os objetivos principais no plano institucional. Para isso, o Clube investiu na promoção e cobertura das atividades desenvolvidas pelas equipas do universo masculino e feminino, aglutinando e envolvendo os adeptos em torno das mesmas. Esta estratégia teve como objetivo cumprir as metas no plano desportivo e alcançar um maior alinhamento, transversalidade dos canais e suporte cada vez mais alargado nos meios digitais.

vantagens competitivas

A grande vantagem competitiva do SL BENFICA é a emoção dos seus milhões de adeptos espalhados pelo Mundo, aliada a uma história de grandeza que projeta o Clube como uma Marca internacional. O SPORT LISBOA E BENFICA é uma organização desportiva de sucesso, tanto na perspetiva desportiva, como na vertente financeira. A sua missão, pela qual um grupo
de profissionais trabalha diariamente, é oferecer a todos os Benfiquistas motivos de orgulho
e satisfação.

SPORT LISBOA E BENFICA
sabia que?

O Estádio da Luz comemora o seu 20.º aniversário com um novo sistema de som, ecrãs gigantes de maior dimensão e melhor resolução, e linhas LED que reforçam a divisão entre os pisos, criando um enorme impacto visual e gerando novas oportunidades
de comunicação.

Em 2022/23, o SL BENFICA quebrou todos os recordes de assistência, com uma média superior a 57 mil espectadores no Estádio da Luz, o que representa uma ocupação próxima dos 90%. Os lugares de época estão esgotados e há mais de 15 mil sócios em fila de espera para tentar assegurar um lugar nas próximas temporadas.

MIGUEL BENTO / JORGE CASTANHEIRA / FRANCISCO BARRETO / JOÃO DUARTE / JOÃO EUGÉNIO
MIGUEL BENTO / JORGE CASTANHEIRA / FRANCISCO BARRETO / JOÃO DUARTE / JOÃO EUGÉNIO

Equipa de Marketing do SLB

contactos